Ciências experimentais com recurso à astronomia para o 1.º Ciclo

A Astronomia é uma das áreas de estudo que maior interesse desperta nos alunos, devido às descobertas e inovações que são anunciadas constantemente. Esse efeito pode ser potenciado em termos de sucesso das aprendizagens e de motivação para os restantes temas a abordar na disciplina, através de métodos de ensino apoiados na prática experimental. No entanto, está ausente ou é referida de forma incipiente nas licenciaturas que constituem a formação inicial dos professores do 1º ciclo do ensino básico.

A preparação científica de base da maior parte dos professores do 1º ciclo do ensino básico é deficiente em Astronomia (podendo nem sequer existir), o que faz com que alguns docentes não se sintam preparados para tratarem convenientemente os assuntos desta área que estão previstos nas orientações curriculares deste nível de ensino. Com esta ação de formação pretende-se munir os professores com os conceitos fundamentais necessários ao ensino da Astronomia neste nível de ensino e estabelecer uma ponte entre os aspetos do conhecimento e a construção de materiais didáticos. Pretende-se, igualmente, que os produtos da formação sejam utilizados durante o decorrer da mesma para que os formandos tragam a recetividade dos alunos à sua aplicação para discussão e reflexão sobre os efeitos na aprendizagem. É nesta fase que se assimilam falsas concepções, nomeadamente nesta área, que poderão persistir pela vida inteira. Por essa razão, pretende-se com esta ação de formação conceber, igualmente, produtos que sirvam, simultaneamente, para criar nos alunos o interesse pela astronomia e uma sensibilização para as ciências com o maior rigor científico possível.

Nesse sentido, pretende-se ainda responder, com esta ação de formação, aos princípios do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março), promovido pela Direção-Geral de Educação.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-89820/17
Destinatários: 1º Ciclo
Modalidade: OF
Duração: 22 horas presenciais e 22 horas de trabalho autónomo, perfazendo 44 horas
Local: Escola Secundária D. Maria II
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 25-01-2018 a 26-04-2018

Formadores

Nenhum formador selecionado.

Inscrição