Didática do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: uma abordagem colaborativa

A necessidade de qualificar o ensino do Português, as medidas consubstanciadas no Plano Estratégico para o Ensino do Português e os avanços metodológicos na didática da língua e da didática da literatura tornam premente a formação na área da Didática do Português com o propósito de atualizar conhecimentos e de promover atitudes de mudança.

Os documentos programáticos Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, homologado por meio do Despacho n.º 7442-D/2015, de 6 de julho de 2015 e Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário, homologado por meio do Despacho n.º 868-B/2014, de 20 de janeiro de 2014 substituem progressivamente os anteriores e agregam as Metas Curriculares, constituindo-se como documentos únicos coerentes, que têm em conta as finalidades da disciplina, os conteúdos e os objetivos a atingir. Trata-se de uma perspetiva programática nova, que se assume como um referencial claro e objetivo que visa contribuir para uma melhor qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.

Relativamente ao Ensino Secundário, verificam-se diferenças significativas em relação ao documento programático anterior, pelo que se considera necessária a realização de formação contínua que permita aos professores a correspondente atualização, o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento de conhecimentos que possam contribuir para uma melhor docência e uma melhor aprendizagem dos alunos do Ensino Secundário à luz do previsto neste Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.

Com esta ação visa-se contribuir para que os professores se sintam seguros no novo caminho que agora vão percorrer com os seus alunos.

Pretende-se, ainda, dotar os professores das ferramentas necessárias a uma didática do português, cientificamente fundamentada, pedagogicamente validada e de acordo com as orientações propostas pelos Programas e Metas Curriculares de Português dos Ensinos Básico e Secundário.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-89935/17
Destinatários: 3º Ciclo e Secundário
Modalidade: OF
Duração: 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, perfazendo 50 horas
Local: Escola Secundária D. Maria II
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 03-03-2018 a 01-06-2018