Do Ensino Básico (3.º Ciclo) ao Ensino Secundário: articulação entre ciclos e análise didática da matemática nos diferentes domínios

As metas curriculares de Matemática (MC) foram construídas com base nos conteúdos temáticos constantes do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007 (PMEB2007), e homologadas a 3 de Agosto de 2012. No entanto, a organização dos conteúdos de uma forma coerente e consistente originou alguns desfasamentos pontuais entre as MC e o PMEB2007. Como proposta de resolução para esta situação foi elaborado um novo Programa de Matemática para o Ensino Básico, tendo sido homologado a 17 de Junho de 2013.

A constante alteração do Programa de Matemática do Ensino Básico e o aparecimento de Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico tem originado a necessidade de uma contínua formação de professores desse nível de ensino e igualmente do ensino secundário como forma de apropriação do Programa de Matemática do Ensino Básico, potenciando uma melhor articulação entre ambos os níveis de ensino e uma clarificação sobre os conhecimentos prévios necessários a uma boa transição de ciclos. Como já dito anteriormente, apesar de o Programa de Matemática homologado em 2007 ainda ser bastante recente e ainda não ter sido possível, a alguns professores, uma apropriação completa do mesmo, em 2013 foi elaborado um novo Programa de Matemática que acrescenta diversos conteúdos até então não trabalhados nesse nível de ensino, introduzindo um novo referencial: as Metas Curriculares.

 “As metas curriculares estabelecem aquilo que pode ser considerado como a aprendizagem essencial a realizar pelos alunos, em cada um dos anos de escolaridade ou ciclos do ensino básico. Constituindo um referencial para professores e encarregados de educação, as metas ajudam a encontrar os meios necessários para que os alunos desenvolvam as capacidades e adquiram os conhecimentos indispensáveis ao prosseguimento dos seus estudos e às necessidades da sociedade atual”. [ http://WWW.dgidc.min-edu.pt].

Desta forma, o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (2013) e a implementação das Metas Curriculares, motivam o professor para a necessidade/obrigatoriedade de:

a) Refletir sobre o contexto pedagógico – didático em que se inserem as metas;

b) Aprofundar conteúdos curriculares decorrentes da implementação das mesmas;

c) Adaptação aos novos documentos em vigor para uma melhor apropriação/inclusão das metas curriculares na sua prática letiva;

d) Promover de forma inovadora, em espaços de aprendizagem diversificados, estratégias didáticas concretas e motivadoras que operacionalizem alguns descritores de diferentes objetivos preconizados pelas Metas Curriculares e que conduzam ao sucesso educativo.

Pelos diversos motivos referidos anteriormente, os próprios intervenientes nas escolas (professores e diretores) têm realizado diversos pedidos de formação na área da Matemática na medida em que eles próprios se deparam com as mudanças e que têm de ser capazes de rapidamente se adaptarem em prol de uma melhor educação.

Sendo assim, esta formação torna-se bastante adequada e pertinente na atual conjuntura educacional, pretendendo contribuir, para a formação de professores, através da atualização de conhecimentos em Domínios e subdomínios elencados nas Metas Curriculares, salientar a importância da sequência dos conteúdos, e a articulação ao nível dos vários ciclos de ensino e ainda fomentar a criação e exploração de materiais didáticos bem como a partilha de experiências/dinâmicas de trabalho.

Nesse sentido, surge identificada a necessidade de formação nas escolas associadas a este CFAE, na área das Didáticas da Matemática, por referência aos programas da disciplina, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar do Ministério da Educação, atualmente em curso (Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março).


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-89883/17
Destinatários: 3º Ciclo e Secundário
Modalidade: OF
Duração: 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, perfazendo 50 horas
Local: Escola Secundária D. Maria II
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 31-01-2018 a 16-05-2018