Leitura, Escrita e Literacia: contributos para a promoção do sucesso educativo no 1.º Ciclo

Atualmente, a sociedade é uma estrutura complexa e exigente perante a literacia dos indivíduos que a constituem. É cada vez mais requerido um conjunto de competências e estruturas funcionais com bons níveis de desempenho que permitam a construção de conhecimento e a sua aplicabilidade.

Falar, ler e escrever corretamente constituem fatores de relevância para o sucesso escolar dos alunos. Bons resultados acompanham bons níveis de literacia. Competências fortes nestes domínios, transversais a todo o conhecimento, devem ocupar um lugar de destaque nas considerações de cada professor.

A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que exige um elevado número de estratégias motivadoras para desenvolver atividades diversificadas e significativas para os alunos. Muitas crianças enfrentam dificuldades na aquisição destas competências básicas e essenciais. Sem bons alicerces, os resultados escolares serão insatisfatórios e a literacia ficará seriamente comprometida. Os docentes necessitam de instrumentos e estratégias para fomentar a literacia junto dos seus alunos. É aqui que esta Oficina de Formação pretende atuar, respondendo aos princípios do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março), promovido pela Direção-Geral de Educação.

Torna-se, assim, indispensável que, desde muito cedo, nomeadamente no 1.º Ciclo, os professores comecem por encontrar novas formas de desenvolver competências de leitura e escrita encontrando respostas para os seus contextos escolares, pois não é possível construir projetos educativos sem questionar os seus propósitos em literacia.

É objetivo desta Ação de Formação alertar para a premência da literacia da leitura e da escrita. Conforme, considera-se que projetar e aplicar atividades, experimentá-las em sala de aula, discutir e avaliar os resultados obtidos serão formas de aperfeiçoar o desempenho profissional de cada um dos docentes envolvidos.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-88855/16
Destinatários: 1º Ciclo
Modalidade: OF
Duração: 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, perfazendo 50 horas
Local: Escola Secundária D. Maria II
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 23-01-2018 a 13-03-2018