O ensino experimental das Ciências Físicas e Naturais no 1º ciclo do ensino básico

Atualmente os currículos de ciências dos diversos países reafirmam a importância de se implementar o trabalho laboratorial no ensino das ciências para o desenvolvimento da literacia científica (Hofstein e Kind, 2012). Por outro lado e, segundo o Estudo do PISA – 2012, desde 2009 que se observa que os resultados médios no domínio das ciências experimentais apresentam uma desaceleração da tendên-cia ascendente de resultados, que se consubstancia na redução das pontuações absolutas obtidas e na comparação com a média da OCDE.

     Face ao exposto, a dificuldade em desenvolver a literacia científica, quer pela necessidade de atualização de conhecimentos e práticas sentida pelos docentes das ciências experimentais, quer por constrangimentos na implementação do ensino experimental, por exemplo, alicerçados pela existência de turmas mistas no 1.º ciclo do Ensino Básico quer, ainda, por alguma falta de materiais e equipamentos de laboratório, levou a que sete dos nove Agrupamentos de Escolas Públicas associados do CFAE Braga/Sul inscrevessem nos seus Planos de Ação Estratégica (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) uma medida no contexto do ensino experimental das ciências.

     O programa da disciplina de Estudo do Meio do 1.º ciclo identifica várias temáticas da área das Ciências Físicas e Naturais como devendo ser alvo de estudo através da implementação de atividades experimentais. Assim, torna-se necessário a capacitação dos professores de 1.º ciclo quer para o ensino dos temas científicos versados, quer para a idealização, implementação e avaliação de atividades experimentais relativas aos conteúdos programáticos supracitados. Nesta Oficina de formação pretende-se explorar as diferentes possibilidades de abordagem de algumas temáticas do programa daquele nível de ensino.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-88861/16
Destinatários: 1º Ciclo
Modalidade: OF
Duração: 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, perfazendo 50 horas
Local: Escola Secundária D. Maria II
Regime de avaliacao:
Data de Realização da Ação: 09-03-2018 a 18-05-2018

Formadores

Nenhum formador selecionado.

Inscrição